Leucrocota ou Leucrota



A Leucrota ou Leucrocota é um mamífero mitológico que guarda similitudes com as Hienas e tinha repetidas aparecimentos nos bestiarios medievales.
A Leucrota (não confundir com a hiena, nome cientifico crocota) parece ter sua origem na zona de Etiópia ou Índia, chegou a ocidente pelos trabalhos de Ctesias, que a incluía em seu Indika como uma criatura verdadeira, chego a ser muito conhecida depois de ser catalogada na Naturalis Historiæ de Plinio o Velho, graças a estes antecedentes a leucrota apareceu em grande parte dos bestiarios da Idade Média.
Representada como uma criatura híbrida, do tamanho de um asno, cabeça de cavalo ou tejón, pescoço e patas delanteras de Panthera leio leão, quartos traseros de ciervo e uma coluna vertebral muito forte; dizia-se que nunca fechava seus olhos, raras vezes, aparece com cornos, algo curioso é que era impossível para a criatura olhar por trás de se mesma. A característica mais lamativa da Leucrota era sua longa e desmesurada boca que se estende desde uma orelha à outra, a boca carece de peças dentais individuais, só tem um único, grande e irrompible osso. Possui a habilidade de imitar perfeitamente os sons da voz humana, com o que se supunha atraía aos humanos aos arbustos ou bosques onde se escondia, os chamando repetidamente por seu nome, assim quando os homens chegavam a uma distância adequada, a Leucrota os atacava pelas costas. Também costumava desenterrar corpos de difuntos.

Postar um comentário

Anterior Próxima

نموذج الاتصال