Nephilins – A queda

Capitulo II

“...não comas do fruto da árvore da ciência do bem e do mal; porque em qualquer dia que comeres dele, morrerás indubitavelmente.”
Gênesis 2:17

Sua conversa com Eva foi habilmente planejada, de modo à mulher não ter como escapar da armadilha. A serpente começou:
– É verdade que Deus disse “vocês não podem comer de toda árvore do jardim”?
– Podemos – respondeu Eva – comer o fruto de todas as árvores do jardim, exceto daquela que fica no meio do jardim. Essa não devemos nem mesmo tocar, para que não sejamos feridos de morte.
Ela disse assim porque em seu zelo de guardá-la de transgredir o mandamento divino Adão havia proibido Eva de tocar a árvore, embora Deus tivesse mencionado apenas o consumo do fruto. Permanece verdadeiro o provérbio que diz: “melhor um muro firme de dez palmos de altura do que um de cem metros que não tem como ficar em pé”. Foi o exagero de Adão que permitiu à serpente persuadir a mulher a provar do fruto proibido. A serpente empurrou Eva contra a árvore e disse:
– Está vendo? Tocar a árvore não causou a sua morte. Comer o fruto da árvore também não vai lhe fazer mal algum. Não foi nada menos que perversidade que induziu a proibição, pois assim que comerem vocês serão como Deus. Da mesma forma que ele cria e destrói mundos, vocês terão também o poder de criar e destruir. Da mesma forma que ele mata e faz voltar à vida, vocês terão também o poder de matar e reviver. Ele mesmo comeu o primeiro fruto da árvore, e criou em seguida o mundo. É por isso que ele os proibiu de comer, para que vocês não criem outros mundos. Todo mundo sabe que artesãos do mesmo ofício odeiam uns aos outros. Além disso, vocês não perceberam que toda criatura tem autoridade sobre a criatura criada antes dela mesma? O céu foi feito no primeiro dia e é mantido no lugar pelo firmamento, feito no segundo dia. O firmamento, por sua vez, está submetido às plantas, criadas no terceiro dia, pois elas absorvem toda a água do firmamento. O sol e os outros corpos celestes, criados no quarto dia, exercem domínio sobre o mundo das plantas, que podem amadurecer seus frutos e florescer apenas através da influência deles. A criação do quinto dia, o mundo animal, exerce domínio sobre as esferas celestes; veja o ziz, que pode escurecer o sol com suas asas. Mas vocês são mestres de toda a criação, porque foram os últimos a serem criados. Comam depressa o fruto da árvore que está no meio do jardim e tornem-se independentes de Deus, para que não aconteça que ele produza novas criaturas que exerçam domínio sobre vocês.
Para dar peso a essas palavras, a serpente começou a sacudir violentamente a árvore, fazendo cair seus frutos. Ela comeu deles, e disse:
– Da mesma forma que eu não morro comendo do fruto, vocês também não morrerão.
Eva nada pôde fazer além de dizer a si mesma: “Tudo que meu mestre me ordenou (pois era assim que ela chamava Adão) não passam de mentiras!”. E estava determinada a seguir o conselho da serpente. Ela, porém não conseguiu forçar-se a desobedecer ao mandamento de Deus por completo. Eva chegou a um meio-termo com sua consciência: comeu primeiro só a casca da fruta; em seguida, vendo que a morte não lhe sobrevinha, comeu o fruto em si.
Mal havia terminado, ela viu o Anjo da Morte diante de si. Esperando que seu fim chegasse imediatamente, Eva determinou fazer Adão também comer do fruto proibido, para que ele não se casasse com outra mulher depois da sua morte. Foram necessários lágrimas e queixumes da parte dela para convencer Adão a tomar o passo fatídico. Não satisfeita, Eva deu o fruto a todos os seres vivos, para que estivessem também sujeitos à morte.
Adão disse a Eva:
– Você me deu da árvore que eu a proibi de comer? Você me deu dela sim, pois meus olhos se abriram, e estou com um azedo nos dentes.
Eva respondeu:
– Se tenho um azedo nos dentes, que os dentes de todos os seres vivos têm o azedo também.
O primeiro resultado foi que Adão e Eva ficaram nus. Antes disso seus corpos haviam estado cobertos por uma pele córnea, e envoltos na nuvem da glória. Mal haviam violado o mandamento dado eles, caíram deles a nuvem de glória e a pele córnea, e ficaram ali em sua nudez, envergonhados, Adão tentou juntar folhas de árvores para cobrirem seus corpos.
Quando Adão e Eva ouviram Deus se aproximando, esconderam-se entre as árvores – o que não teria sido possível antes da queda. Antes de cometer o seu pecado, a altura de Adão ia da terra ao céu, mas depois foi reduzida a cem côvados. Outra conseqüência do seu pecado foi o medo que Adão sentiu quando ouviu a voz de Deus; antes da queda ela não o inquietava de modo algum. Por isso quando Adão disse “Ouvi a sua voz no jardim e tive medo”, Deus replicou: “Antes você não tinha medo, agora tem”?
Quando Deus perguntou: “Você comeu da árvore que eu mandei que não comesse”?
Adão tentava colocar em outra pessoa a culpa pelo seu delito, e o mesmo fez Eva. Deus decretou diretamente as seguintes dez punições: a boca da serpente foi fechada e ela perdeu a capacidade de falar; suas mãos e pés foram cortados fora; a terra lhe foi dada como alimento; ela é forçada a sofrer dor intensa durante a troca de pele; inimizade passou a existir entre ela e o homem; se ela comer as iguarias mais finas ou beber as bebidas mais doces, essas se transformarão em pó na sua boca; a gravidez da fêmea dura sete anos; as pessoas tentarão matá-la logo que a virem; mesmo no mundo futuro, quando todos os seres serão benditos, ela não escapará a punição decretada para ela.
Os anjos estavam presentes quando a condenação foi proferida contra a serpente (pois Deus havia convocado o Sinédrio dos setenta e um anjos ao sentar-se para julgá-la), portanto a execução do decreto contra ele foi confiada aos anjos. Eles desceram do céu e cortaram as mãos e os pés da serpente. Seu sofrimento foi tamanho que seus berros de agonia foram ouvidos de uma extremidade a outra do mundo.
O veredito contra Eva consistiu também de dez maldições, sendo que o seu efeito é ainda perceptível até hoje na condição física, espiritual e social da mulher. Finalmente, a punição de Adão também foi dividida em dez partes: ele perdeu seu traje celestial – Deus o despiu; com dificuldade ele teria de ganhar o seu pão; a comida que ele comia se transformaria de boa em ruim; seus filhos vagariam pela terra; seu corpo secretaria suor; ele teria uma inclinação para o mal; na morte seu corpo seria preso de vermes; os animais teriam poder sobre ele, no sentido de que poderiam matá-lo; seus dias seriam poucos e cheios de adversidade; e no fim ele teria de prestar contas de toda a sua conduta sobre a terra, Adão e Eva deixaram o paraíso e vieram a terra.
No passar do tempo Eva deu a luz ao seu primeiro filho Caim, palavra hebraica para haste de capim. Depois de algum tempo Eva deu à luz um segundo filho, a quem deu o nome de Hebel/Sopro, “porque”, disse ela, “ele nasceu para morrer”.
O assassinato de Abel por parte de Caim não veio como algo totalmente inesperado para os pais deles. Num sonho Eva havia visto o sangue de Abel fluindo para dentro da boca de Caim, que bebia dele avidamente, embora seu irmão implorasse para que ele não o tomasse todo para si. Quando Eva contou o sonho a Adão ele disse, em tom de lamentação:
– Ah, que isso não pressagie a morte de Abel pela mão de Caim!
Ele separou os dois rapazes, designando a cada um uma moradia distinta, e a cada um dos dois ensinou um ofício diferente. Caim tornou-se lavrador do solo, Abel guardador de ovelhas. Tudo em vão: apesar dessas precauções, Caim matou seu irmão. É portanto verdadeiro o ditado: “não faça o bem ao mau, para que o mal não recaia sobre você”.
Deus lhe perguntou “Onde está seu irmão Abel”?
– O sangue do seu irmão, brotando de seus muitos ferimentos, clama contra você, e também o sangue de todos os justos que poderiam ter sido gerados dos lombos de Abel.
A alma de Abel também denunciou o assassino, pois não pôde encontrar descanso em lugar algum; não pôde subir ao céu, nem habitar na sepultura com seu corpo, pois nenhuma alma humana havia feito qualquer das duas coisas antes. Apesar disso Caim recusou-se a confessar a sua culpa. Ele insistiu que nunca tinha visto um humem morrer; como poderia saber que atirar pedras em Abel acabaria causando a sua morte? Então, por causa de Caim, Deus amaldiçoou o solo, para que não produzisse fruto para ele. Com um único castigo Caim e a terra foram punidos, a terra por ter abrigado o cadáver de Abel ao invés de deixá-lo acima do chão. A fim de protegê-lo do massacre das feras, Deus gravou na testa de Caim uma letra do seu nome santo, e disse, além disso, aos animais:
– A punição de Caim não será como a punição dos futuros assassinos. Ele derramou sangue, mas ninguém havia para dar-lhe instrução. De agora em diante, portanto, quem matar será morto.
Deus então lhe deu o cachorro como proteção contra as feras selvagens e, a fim de marcá-lo como pecador, afligiu-lhe com lepra.
Adão vinha ele mesmo vivendo separado da esposa desde a morte de Abel, pois havia dito: “porque eu deveria gerar filhos, se é para expô-los à morte”?
Embora evitasse o intercurso com Eva, Adão era visitado em seus sonhos por espíritos do sexo feminino, e dessa união com elas foram gerados demônios de várias espécies, que foram dotados de capacidades peculiares.
Depois de cento e trinta anos de separação ele voltou para Eva, e o amor que ele nutria por ela era agora muitas vezes mais forte do que antes. Quando não estava corporeamente com ele, Eva estava presente nos seus pensamentos. O fruto de sua união foi Sete, que estava destinado a ser ancestral do Messias.
Porem Adão teve outro filho, e pôs-lhe o nome de Sete dizendo:
– “O senhor deu-me outro filho em lugar de Abel”.

Sete foi um dos treze homens que de algum modo nasceram perfeitos. Adão gerou-o à sua imagem e semelhança, ao contrário de Caim, que não havia sido à sua imagem e semelhança. Sete tornou-se assim, no sentido mais genuíno, pai da raça humana, especialmente dos piedosos, enquanto que os depravados e ímpios são descendentes de Caim.

1 Comentários

  1. Li sua postagem, é bem diferente do relato bíblico, baseado e que o senhor criou essa história?

    ResponderExcluir
Anterior Próxima

نموذج الاتصال