Deus pagão - Baphomet

“Se as criaturas humanas tentassem alcançar a auto-perfeição ao invés de tentar salvar mundos, e se esforçassem pela liberdade interna ao invés de se esforçarem para libertar o mundo - o quanto teria sido feito pela verdadeira libertação da humanidade!”

Segundo a gematria-cabalística o nome de Baphomet deve ser pronunciado no sentido inverso, e é composto por três abreviaturas: TEM OHP AB. Tal abreviatura quer dizer respectivamente: Templi omnium hominum pacis abbas (“Pai do Templo - Paz Universal dos Homens”).

Em sua testa reside o Símbolo do Pentagrama, o Símbolo do Microcosmo (evidência de que este ser encontra-se contido em nosso Interno e não Impessoalmente no Externo). Assim, como o Pentagrama representa o Domínio do Espírito sobre todas os Elementos (estes representados pelas outras pontas do Pentagrama) e a Elevação Espiritual em sua Forma mais sublime (evidência de que Baphomet é um Arcano Mágico e de Natureza Transcendental-Espiritual segundo a ótica alquímica).

Sua cabeça sintética de Bode comporta também traços do Cão, Touro e Asno. O Asno representam a responsabilidade da Matéria apenas. O Cão é uma manifestação de Hermanubis (Deus Cão Egípcio) que representa o Mercúrio dos Sábios, o Fluido, o Ar e a Água sob uma só forma. Touro é uma manifestação de Apep (Deus Touro Egípcio) e que representa a Terra, o Sal dos Filósofos. Por fim, o Bode representa uma fusão de conceitos místicos Egípcios e Hindus, e representa o Fogo, Símbolo da Geração e o Enxofre dos Alquimistas.

A presença da Lua Negra e da Lua Branca representa o equilíbrio perfeito entre Luz e Trevas no Ser.

O Corpo deste apresenta-se como o Andrógino de Khunrath, mas adicionado de elementos animais (dando-o aspecto antropozoomórfico). A característica de Androgenia é para evidenciar que tal Figura possui Dia e Noite dentro de si, sendo o próprio Ra-Hoor-Khuit e, portanto contendo elementos Masculinos e Femininos. Os aspectos zoomórficos dão a este uma analogia que o ligue à Matéria e ao lado Humano Mais Bestial Equilibrado com o Divino (representado pela porção Humana deste, pois para os Alquimistas a Forma de Deus é como a Forma Humana - “E, pois Deus criou o Homem sua Imagem e Semelhança..”- Gênesis Capítulo I,Versículo 27).

Postar um comentário

Anterior Próxima

نموذج الاتصال