O Tabuleiro Ouija, também conhecido como Tábua Ouija, ou Tabuleiro Falante, é uma tábua usada para a comunicação como seres do além, espíritos que habitam um determinado lugar, sendo bons ou ruins, e até demônios. É uma tábua plana marcada com letras do alfabeto, os números de 0 a 9, palavras ‘sim ou não’ e ‘Olá e Adeus’.
O tabuleiro vem acompanhado de uma palheta em forma de triangulo ou coração, ( em casos de tabuleiros feitos em casa ou com folhas de vidro, pode ser usado um copo também de vidro que terá a mesma função desta palheta, é conhecido como O Jogo do Copo) ela será o indicador móvel em uma sessão, para indicar a mensagem do espírito soletrando-a, movendo assim o cursor em cima da tábua, para isso, cada participante da sessão deve colocar o dedo em cima do cursor, para que ele se movimente até as letras ou palavras.
A tábua Ouija é considerada inofensiva por muitos, vendida até hoje em lojas de jogos de tabuleiro como Xadrez e Damas, porém, ocultistas tem alertado que o uso do tabuleiro é muito perigoso, não pode ser qualquer um que venha a usar este objeto sobrenatural, pois está adepto a possessão demoníaca.
A comunidade cientifica desmente as possibilidades paranormais do tabuleiro, tentando explicar como movimentos inconscientes daqueles que estão com os dedos no cursor, conhecidos como efeito ideomotor.
Uma das primeiras menções do surgimento do tabuleiro Ouija é encontrado na China, no ano 1100, era um método de necromancia conhecido como tabuleiro Fuji, onde era usado para comunicação com os mortos, embora depois tenha sido proibida, essa pratica foi passada adiante encontrada depois na Grécia, Índia, Roma e Europa Medieval, praticada por Bruxas Necromantes.