São espíritos muito antigos, seu nome vem do grego genomos, que significa subterrâneo ou em baixo da terra. Eles são criaturas de baixa estatura que moram nos subterrâneos e acredita-se que sua origem é da mitologia Européia, precisamente, na Escandinávia.
Podemos classificá-los como seres elementares da terra, e como vivem no subterrâneo, eles ajudam as sementes das plantas germinarem e guardam grandes tesouros, são grandes protetores da natureza e conhecem seus segredos como ninguém não aceita falar com os seres humanos, pois eles os rejeitam por degradarem a natureza, se movem através da terra solida assim como os humanos se movem através do ar, com isso, eles se introduzem nas profundas raízes das montanhas, e exploram os mais diversos tipos de minérios e tesouros existentes.
É bem difícil vê-los, pois alguns se escondem, e já outros castigam as pessoas. Eles têm características de anões muito velhos e feios, e sua altura depende do tipo de gnomo que são. Alguns medem de 2 palmos até meio metro. Menores que isso, é os chamados Duendes.
Existem os gnomos benéficos e maléficos.
Os maléficos ou demoníacos, são seres humanóides disformes, de cores acinzentadas e fazem muitos estragos.
Já os benéficos, são parecidos com duendes, que ajudam a natureza e a protege, usam toquinhas e barretes vermelhos e são ótimos trabalhadores.
Quem consegue conversar com um gnomo, passa a ter muita sorte, e há pessoas que afirmam que se eles gostarem realmente do individuo que tem o dialogo certo com eles, pode até ganhar um dos tesouros que possuem.